A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site

Saúde

Marileisa Valandro
Secretaria Municipal de Saúde

Expediente: 8h às 11h30min e 13h30min às 16h
Endereço: Rua Ildo Menegueti, Térreo - Jardim dos Coqueiros
Fone: (54) 3383-4470 0u 3383-4491

Enviar e-mail

Conforme a estrutura administrativa prevista na Lei Municipal nº. 4.181 de 20/07/2021 é o órgão encarregado de planejar, coordenar e executar ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população envolvendo, também, as questões ambientais.
São funções de destaque da Secretaria: a integração com o Sistema Único de Saúde;
a definição de prioridades e estratégias locais de promoção da saúde, inclusive preventiva e ambiental; dar apoio à fiscalização de atividades que comportem riscos à integridade física e psíquica, à segurança e ao bem estar do indivíduo e da coletividade, bem como ao meio ambiente; registro e exame de desempenho das instituições particulares existentes, de fins de saúde ou proteção ao meio ambiente, para opinar sobre concessão de auxílios e subvenções; integração à União e ao Estado do RS nas políticas de preservação do meio ambiente; integração com os conselhos municipais da área de atuação, bem como outras afins.

A seção de apoio administrativo da SMSMA: fica encarregada de dar suporte ao Secretário Municipal naquilo que diz respeito a aspectos administrativos, tais como: recepção; agenda de compromissos; elaboração, expedição e arquivamento de documentos; cuida ainda da preparação de faturas para o SUS; de proceder a liquidação das contas médicas, hospitalares, ambulatoriais e outras; de registrar pedidos e controlar o uso de ambulâncias; de proceder levantamentos estatísticos de interesse da Secretaria; de outras atividades afins.

Postos de saúde: tem como finalidade: facilitar a lotação de pessoal; alocação de recursos orçamentários para custos específicos de cada posto; oferecer a população atendimentos médicos, odontológicos, ambulatoriais, de terapias alternativas e outros relacionados com prevenção e cura de doenças ou orientações e atenções voltadas à preservação da saúde, tais como vacinações, farmácia de medicamentos básicos, campanhas educativas e outros.

Departamento de ações comunitárias de saúde: fica encarregado de: coordenar o planejamento; acompanhar a execução e avaliar os resultados dos trabalhos das Seções; do Programa de Saúde da Família; da Seção do Programa de Agentes Comunitários de Saúde; da Seção de Terapias Alternativas. Este departamento visa a integração e a racionalização das ações por elas desenvolvidas. É o departamento mais voltado para a prevenção de doenças e consequente redução da procura por atendimento médico e medicamentos.

Seção do programa de saúde da família: é a unidade responsável pela implementação e consolidação do programa que lhe dá o nome, ora concebido pelo Ministério da Saúde, cuja estratégia de execução cria uma perspectiva de ação permanente de saúde, fora ou antes da necessidade de uso dos postos de saúde.

Seção do programa de agentes comunitários de saúde: é responsável pela implementação e consolidação do programa que lhe empresta o nome, concebido pela Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, garantindo a adesão e participação do Município no programa estadual.

Seção de terapias alternativas: fica responsável pela adoção desta modalidade de terapias nos atendimentos de saúde realizados pelo Poder Público Municipal.

Departamento técnico de saúde: cuida da coordenação do planejamento, do acompanhamento da execução e da realização das avaliações das ações desenvolvidas pelas seções que praticam atendimentos técnicos tradicionais de saúde. Se encarrega, ainda: da elaboração da programação de atendimento médico e odontológico nos diversos postos de saúde, assim como a escala dos profissionais para tal; da programação de uso da unidade móvel; da coordenação do uso de ambulâncias; da coordenação de uso de AIHs; outras atividades congêneres.

– Seção de medicina: fica encarregada de desenvolver atividades profissionais da área médica de todas as especialidades, conforme programação definida pelo Departamento Técnico de Saúde.

Seção de odontologia: é responsável pelo atendimento odontológico a ser prestado à população na forma definida pelo Departamento Técnico de Saúde.

Seção de Farmácia: fica encarregada de executar a política de produção de medicamentos estabelecidas pelo departamento técnico de saúde.

Departamento de Meio Ambiente: fica encarregado de planejar e executar ações voltadas à conscientização da importância da conservação e recuperação do meio ambiente e dar apoio à fiscalização ambiental a ser executada pelo Departamento Geral de Fiscalização.

Últimas Notícias
Espumoso/RS
Praça Arthur Ritter de Medeiros, S/N - CEP: 99400-000
Telefone: (54) 3383.4450
E-mail: contato@espumoso.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 11:30 e 13:30 às 16:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir